Como montar seu home office?


Seja para estudar ou trabalhar em casa, ter um local preparado é essencial.

Quem tem mais espaço reserva um cômodo inteiro para home office e quem não tem muito espaço encaixa o tal escritório em qualquer cantinho que tem disponível.

Com muito ou pouco espaço, existem alguns cuidados para se ter o home office perfeito e que te dará condições de produzir bem no espaço.

Em se tratando do local, se seu espaço for dividido com outros ambientes, tente delimitar ao máximo o espaço específico do local de trabalho. Isso melhora a adaptação ao trabalho/estudo diário e não tira o foco. E mesmo
que o espaço seja pequeno, ter o local bem organizado ajuda na rotina e rendimento do dia a dia.

A iluminação é essencial! Se tiver boa luz natural abuse dela. Não cansa, faz bem à saúde e economiza energia. Já a luz artificial, seja para uso de dia ou de noite, tem que ser apropriada. Uma luz direta que "caia" sobre a mesa de trabalho, vinda do teto ou de uma luminária de mesa, é uma parte importantíssima do que você precisa em se tratando de iluminação.

As cores de parede e móveis ajudam na iluminação pois quanto mais claros, mais refletem a luz. Se houver cores ou muitos móveis escuros será necessário aumentar a capacidade da iluminação pois, ao contrário, as cores escuras absorvem a luz.

Cores em tons mais claros também ajudam na parte psicológica já que tornam o ambiente mais aberto. Veja aqui as melhores cores para este espaço.

O conforto também é um item essencial. Verifique profundidade e altura das mesas e bancadas. Invista na cadeira e certifique-se de que ela é de boa qualidade e ergonomicamente correta, afinal, se é um lugar onde você passará bastante tempo, a postura e conforto são primordiais.

Aproveitando que o espaço faz parte da sua casa, use a decoração como quiser. Escolha suas cores e use objetos  à vontade. Claro que nada que tire muito sua atenção, mas dá para ser um pouquinho mais criativo.

Veja exemplos de escritórios em casa que são funcionais, confortáveis e muito bem decorados.

*imagens: houzz