Projeto de decoração online, o que buscar? Estrutura | Qualidade | Valor


Design de interiores é a arte de transformar um espaço em um local para inúmeras atividades acontecerem e os profissionais da área aplicam seu conhecimento e estudo como uma ciência para essas atividades acontecerem confortavelmente e com estilo.

Algumas das atribuições do designer de interiores são:

  • Ter conhecimento profundo da área e estar sempre atualizado;
  • Determinar os objetivos do cliente (traduzir sua vontade);
  • Considerar o uso do espaço, desenhar esboços;
  • Especificar materiais, revestimentos e mobiliário;
  • Personalizar o espaço mantendo o conforto e aconchego;
  • Trabalhar bem com as limitações;
  • Ajudar a evitar pequenos erros que podem custar mais tempo e dinheiro.

Ao contratar um profissional você deve ter em mente alguns itens como:

  • Ver se a estética do profissional te agrada ou tem a ver com você;
  • Ser claro sobre sua vontade e ter imagens que você gosta para mostrar ao designer;
  • Decidir de início quais itens você quer manter;
  • Pedir para ver planta e imagens conforme o projeto progride.

Para uma escolha apropriada você deve pesquisar até encontrar o profissional que o agrade tanto pela criatividade e senso de estilo quanto pela qualidade de seu projeto.

Ao contratar um projeto online os mesmos critérios devem ser observados, lembrando que, mesmo de forma mais acessível, um projeto online não deve desconsiderar a personalização nem o detalhamento.


Por isso, sempre que possível, peça para ver trabalhos anteriores dos profissionais e peça detalhes sobre tudo o que está incluído no projeto.

Nem sempre o projeto é personalizado, as vezes você compra um projeto pronto, genérico, onde são feitas pequenas adaptações para o seu espaço e que no fim das contas não te atende como deveria.


Quanto mais detalhes você pedir ao profissional melhor, mas, quanto mais detalhes um profissional te pedir também será importante pois tudo será aplicado ao seu projeto.



De início pode ser cansativo, afinal você terá um trabalhinho de juntar imagens do local, plantas e mais referências de coisas que gosta, possíveis questionários etc., mas a insistência do profissional em obter o máximo de informações possível será em seu benefício.

Portanto desconfie se o designer não pedir muitas informações. Desconfie também se ele der um prazo muito curto para finalizar. Um bom projeto, pensado exclusivamente para você, com o seu jeito, leva um tempo para ser idealizado e mais ainda para ser finalizado com qualidade e detalhes necessários.

O mesmo vale para projetos muito baratos. O trabalho de um designer de interiores, como mencionado no início, requer estudo e conhecimento e isso requer tempo e investimento. Um bom profissional não "venderá" seu projeto por qualquer preço. Projetos muito "em conta" ou "acessíveis" como se diz por aí, não são feitos por profissionais comprometidos, afinal um profissional que se dedicou para ser designer, não venderá seu conhecimento, trabalho e suor por qualquer preço.

Isso também não quer dizer que o projeto tem que ser caro, pelo contrário, os projetos de decoração online tem sim um valor reduzido, mas será difícil exigir qualidade de algo com valor muito baixo.

A imagem abaixo diz muito sobre o que esperar dos tipos de trabalhos oferecidos por aí.

Em resumo, pesquise bastante sobre o profissional que tem a ver com você, peça detalhes sobre seu trabalho, converse com ele/troque mensagens para sentir o nível de comprometimento e atendimento, veja com detalhes o que está incluído no projeto e não se apegue a valores e prazos pois, como diz o ditado, o barato pode sim sair caro.

No mais, divirta-se com sua escolha e ouse nas suas ideias. O processo de execução de um projeto de interiores é uma parte importante e sua participação é essencial.

Nenhum comentário