Como aplicar o feng shui em sua casa - Parte I


O Feng Shui é uma arte/filosofia milenar chinesa usada para equilibrar o espaço físico promovendo harmonia e sensação de bem estar. Através dele se identifica fluxos de energia que podem ser melhorados aplicando-se as técnicas e curas para fortalecer a energia vital (chi) do ambiente e que trazem benefícios à sua vida diária.

Isso tudo é conseguido através da simples disposição de móveis e objetos no interior da casa, com a ajuda de
cores e da energia dos elementos naturais para auxiliar nesta harmonização: terra, ar, água, fogo e o metal (o 5º elemento no feng shui).

Utilizar o feng shui como elemento de decoração de interiores não significa apenas decorar um ambiente com estilo zen e voltado para a tranquilidade. Essa canalização de energia pode ser aplicada a qualquer estilo de décor.

Claro que se "zen" é seu objetivo, nada melhor do que também aplicar o feng shui, mas se você quer somente  aproveitar as energias do seu espaço e da melhor forma, você consegue sim manter o seu estilo (qualquer que ele seja).

O feng shui é aplicado pelo uso do baguá e através dele se consegue localizar o que representa cada área da casa e com a aplicação correta das chamadas curas, conseguimos ampliar e melhorar esse fluxo de energia e harmonia dos espaços.


Cada divisão triangular do baguá (chamada Guá), representa aspirações da vida (o meio representa a saúde) e cada uma delimita onde cada energia se localiza nos ambientes.

Antes de começar:

  • Mantenha em mente seu propósito, suas intenções e motivações. Não perca de vista seu objetivo no uso do feng shui;
  • Se desfaça de tudo o que não usa ou que não goste mais. O desapego é importante. Objetos que trazem sentimentos ou lembranças ruins levam a energia para baixo;
  • Limpe e organize a sua casa. A sujeira e bagunça também bloqueiam o fluxo de energia;
  • Faça a aplicação do feng shui lentamente, assim você tem tempo para se ajustar às mudanças e até percebê-las com mais facilidade.

Como aplicar o baguá em sua casa para identificar cada aspiração e aplicar as curas corretamente:

Alinhe com a porta de entrada (ou a porta mais usada) a parte de espiritualidade, trabalho e amigos do baguá e o deixe centralizado na planta.
Áreas que ocupam uma área menor do triangulo Guá que representam devem ser reforçadas com as curas. E áreas que ocupam uma área maior do Guá, são favorecidas, mas devem receber mais cuidado para não se desequilibrarem com excesso de estímulo.

Ele é aplicável para cada andar da residência e também pode ser aplicado a cada ambiente individualmente.

Benefícios de cada aspiração do baguá:

Saúde - Saúde física, mental e emocional. Também se aplica à saúde do seu lar.
Amigos - Aproximação de pessoas prestativas, também favorece viagens.
Trabalho - Não somente ao seu trabalho, mas também favorece seus objetivos na vida.
Espiritualidade - Aprendizado, conhecimento e crescimento individual.
Família - Harmonia, crescimento, união.
Prosperidade - Dinheiro, prosperidade e abundância em geral não só financeira.
Sucesso - Reputação. Como você é visto e percebido no mundo.
Relacionamento - Casamento e parcerias em geral.
Criatividade - Área de alegria e diversão, também se aplica às crianças em sua vida.

Resultados rápidos com algumas curas práticas do feng shui:

  • Coloque uma pequena fonte próximo à porta de entrada. A energia do fluxo da água simboliza fluxo de dinheiro e conexões com pessoas chave.
  • Limpe a área de entrada da sua casa. Deixe o chi fluir diretamente removendo plantas, mesas etc, inclusive atrás da porta.
  • Melhore sua vida amorosa com plantas no quarto para estimular sua energia com esperança e disposição. Se as plantas tiverem flores rosas, melhor ainda.
  • Arrume itens quebrados. Portas rangendo, vazamentos, rachaduras em móveis, paredes, objetos... Conserte tudo pois isso ajuda a libertar suas frustrações e ansiedades.
  • Certifique-se que sua casa facilite o aprendizado. Deixe os livros visíveis ao entrar pela porta principal para estimular o aprendizado em adultos e crianças.
  • Tampe os ralos. Ralos abertos significam dinheiro se esvaindo dos seus bolsos. Mantenha ralos fechados, seja no chão ou ralos de pias e banheiras. Tampe o vaso sanitário e mantenha portas de banheiros fechadas.
  • Pendure um sino dos ventos com sons agradáveis na região da frente de sua casa, escritório ou quarto. Isso auxilia o aparecimento na sua vida de pessoas prestativas  e encoraja as que já estão ao seu lado a serem mais úteis.

Na próxima quinta-feira acompanhe segunda parte deste post sobre feng shui e suas aplicações.
Até lá!

Nenhum comentário