Como aplicar o feng shui em sua casa - Parte II


Sala com toques de amarelo representando a saúde posicionados no centro da casa. 

No post anterior conhecemos um pouco sobre o feng shui, como aplicá-lo, as aspirações, as cores ideais e até algumas dicas rápidas de uso.

Dando continuidade a este assunto, entenda os elementos que podem ajudar na cura dos espaços e veja mais algumas dicas direcionadas para ambientes e mobiliário que podem ajudar muito na composição do espaço energizado e com equilíbrio.

Como mencionado anteriormente os elementos auxiliam na composição das curas de feng shui nos
ambientes e, quando usados em conjunto são ainda mais poderosos. Entenda cada elemento:

Água
Calma, recolhimento, intuição e relaxamento. Pode ser introduzido por fontes e espelhos, por formas sinuosas e cores como preto e azul-escuro.

Madeira
Crescimento e realização. Pode ser introduzido através da natureza, seja com vegetação, seja com objetos que a representem, cor verde e formatos cilíndricos.

Fogo
Tem relação com ação, paixão e maturidade. Este elemento energiza ambientes. Pode ser introduzido através de velas e luminárias, representado pelas formas triangulares e tons vermelhos.

Terra
Representa uma pausa para transformação, estabilidade. Pode ser introduzido no ambiente através da cor amarelo e marrom, objetos de cerâmica e formas quadradas.

Metal
Organização e criatividade, meditação e concentração. Pode ser introduzido através de peças de metal, pedras, cristais, vasos redondos, objetos coloridos, cores brancas, tons pastéis e metálicos e formas esféricas e ovais.


Além das cores, formas e elementos, cada ambiente pode ser incrementado com melhores disposições de móveis e objetos.

Veja alguns exemplos para melhorar seu ambiente e posicionar móveis e objetos:

Sofá
Deve estar posicionado de frente para a porta de entrada. Quem entra no local sente acolhimento e hospitalidade. Preferencialmente seu encosto deve ser próximo de uma parede para passar a sensação de proteção a quem se senta.
 Sala com sofá em posição ideal e em tons azuis no Guá da espiritualidade.

Cama
Quando posicionada corretamente acredita-se melhorar o sono e trazer a sensação de segurança. Nunca coloque os pés da cama de frente para a porta. Quando na cama, a pessoa deve ter uma visão geral do quarto e da porta de entrada, esta é a posição de comando e te faz sentir forte e calmo. Preferencialmente deve estar contra uma parede.
 Quarto com pés na lateral da porta e flores rosas para o Guá do relacionamento.

Mesa de escritório ou escrivaninha
A mesa deve estar sempre de frente para a porta para mostrar posição de poder. Assim como a cama, também deve-se ter uma visão geral do ambiente e da porta. Caso não consiga ficar de frente para a porta, coloque um espelho para que veja quem se aproxima. Isso favorece seu encontro com novas oportunidade e avanços em sua carreira. Evite ficar de costas para a porta pois é considerado uma distração e também de costas para uma janela pois acredita-se drenar suas forças.

Também evite ficar de frente para uma parede, já que pode afetar negativamente a concentração e criatividade. Caso sua mesa esteja próxima da cama, considere usar uma pequena divisória que bloqueie a visão direta e mantenha a lembrança do estresse do dia a dia enquanto estiver deitado.
 Mesa de trabalho com vista para a entrada. Posição de comando.

Obras de arte
Quando se usa o feng shui tem-se o objetivo de entender melhor como você se relaciona com o ambiente, portanto utilize arte que seja significativa para você.

Eletrônicos
Os eletrônicos emitem uma carga de energia e, por menor que seja, pode afetar o sono. Hoje em dia é quase impossível ficar sem nenhum eletrônico no quarto mas, você pode mantê-los desligados ou a uma distância de aproximadamente 60cm.

Espelhos
Acredita-se que os espelhos aceleram as atividades, dobrando o fluxo de energia e muitas vezes isso é desnecessário. Para uma área de descanso não é bom deixá-los à vista. Se possível deixe-os dentro dos armários, ou ao menos, evite que fique de frente para a cama.

Vegetação
As plantas representam crescimento, prosperidade e boa sorte. Se deseja ascensão, use plantas pontiagudas e que cresçam para cima. Se deseja serenidade, use plantas mais arredondadas para um efeito calmante.

Cores
Use-as de acordo com o baguá, principalmente relacionando com os elementos e cores nele contidos.

Cortinas
As janelas idealmente devem ser grandes para entrar bastante luz natural. Em relação às cortinas prefira as de tecido. Além disso, se sua janela tem uma vista movimentada e barulhenta, é essencial que a cubra, preferencialmente com tecidos leves.

Corredores
Caso haja um corredor em sua residência, use um tapete no espaço para simbolizar a união dos ambientes e, consequentemente, das pessoas que os habitam. Mantenha boa iluminação e decore com vegetação.

Escadas
As escadas devem transmitir segurança e estabilidade. Também devem estar em local com iluminação de boa qualidade, com quadros pelas paredes e livre de obstáculos para uma boa circulação de pessoas e de energia.

Jardim
Além de cuidar bem da vegetação dentro e fora de casa, sempre se desfaça das folhas secas pois elas dificultam o fluxo de energia positiva.

Materiais
Sempre que possível utilize materiais naturais na decoração. Evite materiais sintéticos, a natureza é a alma da energia.

Agora você já tem uma boa base para começar a aplicar o feng shui em sua casa e decoração e, mesmo que não consiga aplicar todas as curas, afinal dependerá do seu espaço e estrutura, pense sempre em cores, elementos e objetos ideais para incrementar cada local positivamente, pois isso já ajuda bastante.

Comece devagar, comprometa-se e vá sentindo as mudanças conforme for aplicando as curas. O pensamento positivo e otimismo ajudam muito e a criação de mais energia positiva no ambiente começa por você.

Boa mudança!

Nenhum comentário