Qual o seu estilo? 3+ Dicas para encontrá-lo


Escolher um estilo de decoração para sua casa é uma maneira de explorar seus gostos e criatividade e planejar é uma tarefa importante para qualquer projeto de design de interiores.

O primeiro passo neste planejamento é determinar o estilo que pretende usar nos ambientes de sua casa. Explore os mais diferentes estilos com calma para achar qual se encaixa melhor no seu estilo pessoal e no estilo de sua casa.

Veja estas 3 dicas:

1. Procure muitas referências até achar os estilos que mais te agradam.

Leia revistas de decoração, navegue pela internet, veja muitas imagens como exemplos. Navegue pelas nossas tags pois temos muitas referências! ;)

- Preste atenção nas cores e texturas em cada estilo. As cores que achar mais atraentes podem ajudar a determinar o melhor estilo para você. Por exemplo, se você determinar que os tons neutros te agradam mais, talvez os estilos contemporâneos e modernos te agradem mais.
 - Os detalhes de um ambiente também podem ajudar na escolha, como as linhas retas e simples nos móveis que sugerem o estilo moderno, enquanto as peças mais detalhadas, com entalhes e cantos arredondados sugerem um estilo mais clássico, vintage entre outros.

2.  Se possível, tente determinar o estilo de arquitetura de sua casa.

Isso pode ajudar a encontrar um design, como por exemplo, uma casa em estilo espanhol pode ficar linda com décor com um toque mediterrâneo, já se sua casa tem um estilo mais moderno, você pode combinar estilos contemporâneos e minimalistas, ou fazer totalmente o oposto!
- Não é necessário que você decore de acordo com o estilo de sua casa, apenas uma sugestão que pode facilitar a escolha do estilo. Na verdade, se você já determinou o estilo que quer na decoração você pode usá-lo independente do estilo da arquitetura. Por exemplo, você não precisa morar em uma cabana para decorar sua casa como se estivesse em uma, ou, você pode muito bem usar o estilo clássico em um apartamento contemporâneo. 
- Sua única preocupação com esta dica, será com o tamanho do ambiente para manter as proporções. Até porque, quem mora nos apartamentos atuais -  em geral de arquitetura contemporânea - também encontra o problema de tamanho dos espaços.

3. A escolha da paleta de cores.

Explore diferentes cores para achar combinações que fiquem melhor no seu ambiente. Muitas vezes as cores podem ser indicativas de estilos mais apropriados à elas.
- Temos duas postagens super bacanas que falam em detalhes sobre as cores e suas escolhas, vejam aqui e aqui.

Veja mais algumas mistura de estilos super bonitas.

Vintage industrial/ urbano
Oriental/ asiático moderno
 Rústico moderno
 Clássico/ tradicional moderno com toques étnicos
 Mediterrâneo com tradicional moderno

E para te ajudar nesta busca, nossos próximos textos serão sobre variados estilos e suas referências para identificação de cada um, desta forma haverá mais fontes de busca e informação para você definir seu próprio estilo.

Continue acompanhando! :)