Estilo Rústico - Funciona sozinho ou misturado


Se você quer fugir de uma possível frieza de alguns estilos e trazer uma sensação de aconchego com itens mais robustos e calorosos, o estilo rústico pode ser uma alternativa. As imperfeições dos móveis, texturas, itens naturais e acabamentos envelhecidos podem ajudar neste contexto, seja criando um ambiente elegante ou mais despojado.

Alguns dos elementos mais característicos do estilo rústico são os tons terrosos e pastéis, acabamentos ásperos e muita madeira, inclusive em estruturas expostas. Materiais como itens de demolição, metais enferrujados,
couro desgastado, vime, cerâmica, peles, pedras e tijolo aparentes, assentos confortáveis e tecidos com textura em móveis e acessórios também são comuns neste estilo.

A aplicação destes elementos pode ser feita de acordo com o nível rústico que você quer dar ao seu ambiente e também se o próprio ambiente já possui alguma característica rústica em sua arquitetura, como por exemplo muita madeira, estruturas, pedras e tijolos expostos.

Em geral o rústico fica lindo quando introduzido juntamente com outros estilos. Um ambiente unicamente rústico tende a ficar mais pesado, quase como uma cabana no campo.

Se você estiver decorando com esta intenção, ou até uma casa de campo e esse é o objetivo, então, siga em frente usando os elementos unicamente rústicos. Mesmo usando somente isso ainda assim fica muito legal. Veja:

Mais elegante
Mais tradicional
Vintage
Country

Porém, se você quer combinar elementos rústicos e manter a decoração de ambientes mais leve e com outros elementos misturados, veja como pode fazer uso do rústico e adicionar qualquer outro estilo que prefira...

Urbano
Contemporâneo
Moderno

E por aí vai...