Como decorar o corredor


Muitas vezes os corredores são esquecidos simplesmente porque são considerados espaços difíceis de usar, o que dificulta na decisão sobre o que fazer com ele. Mas aqui estão algumas dicas práticas para aproveitar este espaço ao máximo, tornando-o confortável e até útil.

O projeto do corredor tende a ser subestimado e sua importância é ignorada. Assim, um dos aspectos a se considerar é a conveniência que ele pode ter, que pode resultar em funcionalidade sem deixar de lado o estilo. Os acessórios usados para decorar o corredor devem ser escolhidos de acordo com o estilo de décor do
restante da casa.


  • Corredor longo e estreito
É um dos tipos mais comuns e que muitas vezes parece impraticável fazer algo. Uma das dicas mais úteis é usar espelhos pois o jogo de reflexos e luzes cria um efeito de profundidade muito útil, tornando o corredor mais espaçoso e até mais iluminado. Além disso, você pode decorar o corredor estreito inserindo quadros nas paredes ou até em prateleiras rasas para um charme especial. Outro aspecto a considerar é deixar as paredes do corredor brancas ou em cores bem claras, tornando-o visualmente mais espaçoso e agradável.

  • Corredor largo
Se você tem um corredor amplo você pode usar todo o espaço para decorá-lo com móveis e acessórios, deixando-o também funcional. Você pode colocar armários nas paredes, um rack, uma cômoda, uma estante, uma mesa ou aparador com um vaso de flores etc. Para o corredor largo, se quiser, você também pode pintar as paredes com cores variadas e até optar por paredes com texturas como pedras, madeira etc.


  • Corredor escuro
Muitas vezes os corredores não têm fonte de luz natural porque eles fazem a ligação dos ambientes pela parte central das residências. Por esta razão, é importante melhorá-lo com uma boa iluminação. Na verdade, se você possui um corredor decorado com quadros e estantes, você pode colocar inúmeros pontos de iluminação com foco nos objetos e criar uma ambiência diferenciada no espaço. Ou então, você pode optar por colocar os pontos de luz de forma a criar uma "decoração" com a luz, como no teto, na parede, nos rodapés, nos móveis etc. O espelho para espaços escuros também é muito útil na difusão da iluminação.


Veja outras ideias:

Brincando com a iluminação!

Painel de madeira com iluminação embutida que dão a impressão de pequenas janelas deixando o corredor mais claro e aconchegante.

Diversos pendentes que criam um ponto de interesse.

Iluminação embutida.

Adição de luminárias ao longo do rodapé também criam ponto de interesse.

Se o espaço permitir...

Estante rasa para adicionar funcionalidade ao espaço.

Prateleiras suspensas dão um charme para o espaço extra deste corredor.

Prateleiras pequenas e bem rasinhas para quadros ou pequenos acessórios. Útil e cheia de estilo!

 E, claro, o seu próprio estilo!

Passadeiras são boa opção para adicionar personalidade ao espaço.

Paredes claras, mas não sem graça! 

Mesmo que não caiba muita coisa e o espaço seja mesmo só de passagem, porque não deixá-lo agradável e com muito estilo? Afinal, todo e qualquer ambiente de sua casa merece atenção especial!