Reciclagem criativa - Ideias para seus móveis


Se você tem mobiliário antigo, fora de moda, ou apenas quer cara uma nova na decoração, por que não tentar reinventar seus móveis? Aqui estão algumas ideias para dar um novo visual, uma nova vida e até uma nova
funcionalidade ao seus móveis.


Após ver o vídeo acima, veja algumas dicas para recuperar ou simplesmente mudar móveis antigos ou aqueles dos quais você enjoou!

  • Pinte as peças.
Uma ótima e criativa forma de recuperar ou mudar os móveis é pintá-los. Para isso, escolha a cor, que pode ter acabamento brilhante ou mate/fosco, dependendo do que preferir. Depois, basta lixar o móvel, aplicar um primer e, após a secagem, pintar com a cor escolhida. Dependendo do acabamento que você quer pode ser necessária mais demãos de tinta! A pintura também pode ser com tinta spray, inclusive existem sprays metálicos que dão um efeito bacana no móvel!

As pinturas pode ser em cores sólidas ou de forma criativa!

  • Reinvente o mobiliário.
Recuperar criativamente e reinventar um móvel também pode significar dar-lhes novas funções. Por exemplo, uma cadeira velha que, repintada, pode se tornar um criado mudo criativo. Da mesma forma um velho armário pode virar uma estante, um barril pode se tornar uma floreira, enquanto malas antigas de viagem podem ser usadas como mesinhas ou até gavetas!

Reutilizar de forma critiva pode ser genial!

  • Tecidos e outros.
Outras formas de renovar são simplesmente trocando o tecido dos móveis, inclusive, reciclando algum tecido que tenha em casa. Os tecidos também podem ser aplicados em móveis de madeira, colados, assim como papel de parede. Essa técnica é conhecida como decupagem, que é feita simplesmente através da colagem, com cola branca, direta no móvel. Ou então você pode usar adesivos!

Tecidos, papéis e adesivos nos móveis são super fáceis de fazer.

Existem muitas formas de incrementar a decoração de ambientes sem gastar muito e, ainda, de forma sustentável, já que evita o descarte de peças e contribui com a reciclagem!

E aí, que tal começar pintando aquela cadeira sem graca?! :)