5 passos para dar um toque sustentável na decoração


Acompanhando a tendência mundial na conscientização ambiental, na indústria de design, o segmento que mais cresce é o design sustentável ou verde.

Cada vez mais a sustentabilidade deve ser uma parte essencial nos projetos em geral, visando a redução do impacto ambiental.

Portanto, quando se trata de criar um espaço sustentável a inovação parece ser importante. Veja que existem diferentes maneiras de tomar uma abordagem verde:

  1. Maximizar o uso eficiente do espaço
Para que um espaço seja sustentável é importante que ele seja projetado de forma a economizar recursos, como por exemplo um apartamento menor consome menos materiais e recursos, precisa de menos iluminação, requer menor uso de ar condicionado ou aquecedor e menos manutenção de forma geral.

Exemplo de apartamento pequeno e integrado, com boa ventilação e iluminação naturais. Menor consumo e manutenção. 

  2. Use materiais com eficiência energética
Se possível, faça uso de janelas e portas que maximizem a eficiência energética (ventilação e iluminação), pisos de madeira que vêm de fontes renováveis, torneiras que reduzem o consumo de água e outros materiais ambientalmente sustentáveis. Tente sempre comprar de empresas certificadas, pois a forma como certos materiais são produzidos podem consumir mais ou menos energia e recursos.
 Pisos de madeira reciclada/ reaproveitada.
 Pisos de cerâmica e outros materiais reciclados.

  3. Use materiais e produtos de forma responsável.
Use móveis e produtos de decoração de fontes que promovam processos e práticas de produção seguras e responsáveis, bem como matérias primas e produtos certificados. Outra forma para ser socialmente responsável é adquirir produtos de qualidade, que sejam duráveis, evitando descarte pela necessidade de substituição precoce.
 Móveis feitos com bambu são ótimas opções sustentáveis.
Móveis de papelão são velhos conhecidos e estão cada dia mais bacanas. 

  4. Reduzir o desperdício, utilizando materiais recuperados ou reciclados.
Felizmente, o mobiliário antigo e vintage estão sempre em alta na decoração de interiores, assim, se o móvel puder ser usado ou recuperado, ele sempre terá o seu espaço. Para os amantes de ladrilhos, azulejos, tapetes, tecidos e até as pias e balcões podem ser obtidos através de materiais reciclados.
 Balcão de cozinha feito com madeira reaproveitada.
Portas venezianas recicladas para uso diverso. 

  5. Plano para iluminação com baixo consumo de energia.
Além de poder usar janelas e claraboias para maximizar o aproveitamento da luz natural, também é possível aproveitar ao máximo a iluminação artificial com economia através de um bom planejamento da iluminação, preferindo o uso de LED com economia de energia e maior duração.

Incorporando práticas sustentáveis em sua filosofia de decoração de interiores, você estará fazendo sua parte para promover a responsabilidade e conscientização ambiental, além de economizar também com a reciclagem!

Ser sustentável também é ter estilo!


P.S.: E não deixem de acompanhar no próximo post um vídeo com inúmeras dicas e ideias complementares sobre a sustentabilidade na decoração de interiores. Aguarde!

Nenhum comentário