Quarto pequeno? Veja alguns passos de como melhorar o espaço em seu quarto.


O quarto é um dos espaços mais importantes da casa. É o nosso espaço privado, a área mais íntima onde nos sentimos mais à vontade, seguros e confortáveis. Nosso espaço para descansar, dormir e recuperar as forças e por isso deve apresentar uma aparência clean, que transmite serenidade. 

O problema é que nem sempre temos um ambiente grande o suficiente para criar o espaço ideal. Muitas vezes a necessidade de alguns móveis dentro do quarto fazem o ambiente parecer ainda menor, deixando-o fechado e nem um pouco aconchegante, fazendo com que o nosso espaço de repouso acabe não sendo usado da forma
como deveria. E por isso veremos alguns truques simples para melhorar o espaço no quarto em poucos passos.

O segredo é a ordem!

Com o passar do tempo, a nossa capacidade acumulativa aumenta e juntamente com ela aumenta a quantidade de roupas e acessórios. O espaço no armário vai acabando e as coisas começam a ocupar outros espaços e, em alguns casos, até uma cadeira inserida estrategicamente no quarto vira um móvel extra onde colocamos mais e mais roupas. Este problema não é específico de quem tem pouco espaço, mas sim de quem tem muitas coisas. Então, o passo inicial é a organização.

Pratique um pouco de desapego e, com o que sobrou, pratique técnicas organizacionais e coloque tudo em ordem! Importante: a regra da organização só funciona se mantida no dia a dia! Não adianta organizar tudo hoje e daqui uma semana estar tudo bagunçado de novo porque você teve preguiça de guardar de volta do mesmo jeito! Esta é uma prática diária. Requer uma rotina, mas os frutos são muitos, afinal é a primeira etapa para ter um quarto confortável.

Distribuição otimizada.

Às vezes a melhor distribuição dos móveis não é a mais óbvia. Quem disse que a cabeceira da cama deve ser instalada na parede atrás da cama? Podemos fugir de regras, principalmente se temos a opção de ganhar mais espaço e até mais mobilidade. Com as medidas dos móveis podemos, no próprio espaço, identificar outras possibilidades de colocá-los de forma que fique aconchegante.

Um armário equipado!

O espaço reduzido do ambiente também se resume em espaço reduzido no armário. Aquela organização que mencionamos acima é essencial para otimizar este espaço, mas se mesmo assim, você tem dificuldades de organizar as coisas de forma que fiquem sempre à mão, talvez seja interessante melhorar os espaços do próprio armário. Instalar algumas prateleiras extras pode resolver seu problema, ou então, ao contrário, remover algumas prateleiras pode te dar mais espaço para pendurar roupas. Outra opção é colocar itens específicos para organizar cintos e lenços por exemplo. Identifique sua necessidade e personalize seu armário.

Embaixo da cama!

Como sempre, para ambientes pequenos qualquer espaço se torna útil. E qual a melhor forma de otimizar seu quarto para ganhar mais espaço para armazenamento? Embaixo da cama, claro. Seja uma cama de solteiro ou de casal, o espaço abaixo dela sempre salva vidas! Independente do tipo de cama que você tenha, sempre é possível criar este espaço. Mesmo que você não tenha uma cama com gavetas ou aquelas tipo box que levantam e cabe o mundo dentro, saiba que é possível criar soluções simples e econômicas para aproveitar o espaço, como caixas embaixo da cama.

Uma boa dica é colocar neste espaço itens que não usa sempre, como roupas e sapatos que estão fora de época; edredons, roupas de cama e toalhas extras; documentos e qualquer objeto que não usamos todos os dias e por aí vai.

Use uma cabeceira inteligente!

Uma cabeceira de cama pode ter mil e uma utilidades. Além de decorar o quarto, nos dá conforto quando estamos na cama e ainda por ser uma útil peça de mobiliário. Se você gosta de ler antes de dormir e sempre quis ter uma livraria no quarto, mas não tem espaço suficiente, essa poderia ser uma solução. Outra função que a cabeceira pode ter e que ainda ajuda na questão da ordem, é a prateleira. Acessível e adequada para o uso diário. Perfeito para o quarto das crianças, uma vez que permite que você mantenha objetos com fácil acesso.

Aproveite as paredes!

Não tem espaço para uma cabeceira com espaço de armazenagem? Use a parede atrás da cama ou paredes laterais como uma cabeceira sob medida. Coloque algumas prateleiras que servirão para apoiar os livros, os objetos que você deseja manter na mão ou uma luminária de leitura. Esta solução também é ótima para quem também não tem espaço para um criado-mudo.

O bom e velho espelho.

Colocar um espelho em uma pequena sala é um velho truque muito apreciado, já que graças a ele, conseguimos aumentar a iluminação e sensação de amplitude em qualquer ambiente. Espelhos nunca são demais, então divirta-se ao escolher como usá-lo.  Nas paredes, nas portas de armários, nos móveis como um todo ou apenas compondo em detalhes. Todos são bem-vindos!

Tons claros além das paredes.

Para aumentar a luz e ampliar o espaço escolha cores claras e acetinadas nas paredes. Mas você não precisa se restringir à cor das paredes. Com cores claras ou não, escolhendo um mobiliário claro, você equilibra a questão das cores e mantém a reflexão da luz. Assim, se você não quer um quarto todo branco e sem graça, você pode optar por outras cores (claras e quentes) para pintar o quarto todo ou uma única parede.

Os tecidos são um grande aliado!

Quanto menor é o quarto, mais a luz é importante. Para aumentar a luminosidade do quarto você pode optar por uma roupa de cama leve, delicada e de cores claras. Mas se preferir usar cores mais fortes pode fazê-lo usando-as em acessórios e detalhes decorativos, como em molduras de quadros, nos pés da cama e almofadas. Já para as cortinas, prefiram sempre tecidos leves que favoreçam a passagem de luz e não pesam no espaço.

E aí, que formas conseguiu pensar para melhorar o espaço e aconchego no seu quarto? Conte para nós.

Nenhum comentário