14 dicas úteis e criativas para usar luminárias pendentes no quarto


Além de ser uma tendência, a ideia de usar pendentes como iluminação de apoio no quarto é ótima para poupar espaço e deixar o ambiente com aspecto mais leve já que supre a necessidade de um abajur que pode pesar no ambiente e ainda se ganha espaço no criado mudo!

É uma solução elegante e vantajosa, seja pelo lado prático que pelo lado estético.

Antes de mais nada verifique a altura ideal para o pendente, afinal, se pendurar baixo demais a luz pode
incomodar quem está na cama e se for muito alto, pode perder a utilidade.

Não existe uma regra precisa, tudo vai de acordo com a sua necessidade, bom senso e até tipo de luminária. Pode ser que a finalidade dos pendentes seja só decorativa ou não. Por isso defina o objetivo da luminária e escolha a melhor posição.

Faça testes no quarto, sente na cama para verificar o alcance da luz, veja se a iluminação chega ao topo do criado mudo, peça para alguém segurar o pendente enquanto você olha de longe e avalia a composição com o restante dos móveis etc.

Claro, isso tudo depois de escolher o pendente ideal para o seu espaço.

Veja algumas ideias para te ajudar a escolher que tipo de pendente usar e, porque não, o tipo de clima que quer criar no ambiente.

1. Uso consciente do minimalismo

Uma das ideias de usar os pendentes no quarto é não sobrecarregar o ambiente com objetos, ou seja, dar uma sensação mais minimalista, então, se esta for sua opção escolha pendentes leves, pequenos ou finos, com uma iluminação sutil que criará um grande efeito.


2. Alongar o espaço

Se, em geral, seus móveis são baixos, ou ainda, se o ambiente é bastante alto, pode ser que exista um grande vão entre os móveis e o teto, sendo assim um pendente pequeno ficaria perdido, então para preencher este espaço, o ideal é usar um pendente com o corpo comprido, que também ajuda a criar uma área de destaque.


3. Como um quadro ou quase

Quando colocados contra uma parede branca, logo acima de uma cabeceira de cama, um pendente com formas marcantes pode adquirir um aspecto de arte no ambiente. E se colocado ao lado de quadros, pode ser uma marcante moldura.
Também, neste outro caso, quando colocado na frente de um quadro o pendente pode sumir, mas se feito de forma pensada, pode ser uma grande ideia e criar um efeito inesperado.


4. Com vidro não se erra

Mais do que minimalista, o vidro combina bem com ambientes leves, geralmente femininos, com cores neutras, tecidos finos em um espaço arejado e de muita luz.


5. Criando um cenário

Brinque com os pendentes. Use mais de um, em alturas diferentes e até descombinado com o lado oposto. Desta forma você dá personalidade e vida ao espaço e, se combinar com uma cabeceira assimétrica, o espaço ficará ainda mais especial.


6. Cores e formatos diferentes também funcionam

Porque não usar pendentes com mais personalidade? Dependendo do seu estilo, um pouco de cor e formas descontraídas são uma boa pedida para alegrar o ambiente.



7. Tamanho importa

Dependendo do estilo, peças grandes funcionam. Claro, sempre com muito cuidado para não exagerar. Pense que o pendente não deve ser maior que metade ou dois terços do tamanho do criado mudo.


8. Caça ao vintage

Não tenha medo de ir além no estilo quando estiver procurando o pendente ideal. Se seu estilo é retrô porque não garimpar luminárias de época para criar seu ambiente perfeito.


9. Entre camas

Ter um criado mudo separando duas camas é a pedida ideal para uma luminária pendente entre as camas, além de lindo, serve duas pessoas e é ótimo para espaços pequenos.


10. Sem criado mudo

Não tem um criado mudo no quarto, seja por falta de espaço ou por estilo, você ainda pode usar um pendente. Neste caso, faça com que ele seja pendurado mais próximo da cama, na linha da cabeceira de preferência. Assim não perde a funcionalidade e o pendente continua, visualmente, fazendo parte do espaço.



11. Para crianças também pode

Seja com ou sem criado mudo (respeitando a regra visual acima), para crianças o pendente também funciona muito bem, principalmente considerando o espaço que se ganha.


12. Uma bela peça de design

Quer impressionar e dar ênfase aos pendentes? Uma forma simples de fazer isso é escolher peças de design. A vantagem é que você encontra peças de design que se encaixam em todas as opções relacionadas acima, seja minimalista, marcante, de vidro, coloridas etc.


13. Apenas efeitos

Pode ser que a iluminação pretendida seja apenas decorativa ou de necessidade reduzida, então, porque não brincar com o efeito que a luminária produz? Escolha o pendente com base na sombra que ele aplica nas paredes. Cria um efeito lindo, aconchegante e até relaxante.


14. Pendente democrático

Gostou da ideia dos pendentes mas não quer refazer a parte elétrica, quebrar paredes etc?! Não precisa. Existem formas de pendurar pendentes, do teto ou mesmo da parede, que são acessíveis e mais fáceis de colocar. Você só precisará de um cabo bem comprido!



Viu só. Pendentes no quarto são sim uma boa ideia! Veja outras inspirações...