Azul e preto ou branco e dourado? Como percebo as cores na decoração?


Nesta última semana só se comentou o tal vestido azul e preto / branco e dourado e algumas pessoas estão se perguntando "mas e se eu não enxergo as cores como realmente são?". Sem querer esta história levantou dúvidas e isso pode gerar uma incerteza até na hora de decorar.

Essencialmente, as pessoas com visão normal veem as cores da mesma maneira, ou seja, não há muita variação, talvez algo leve na tonalidade mas que não afeta a base da cor que se enxerga.

A história do vestido azul e preto / branco e dourado aconteceu por se tratar de uma foto, já que o vestido, pessoalmente e até por vídeo, aparece, sem dúvida, nas cores azul e preto.

Acontece que para cada indivíduo o contexto da foto é diferente já que não se vê o restante do local  pois o vestido ocupa todo o espaço da imagem. Assim, quando uma pessoa enxerga branco e dourado na foto, ela está imaginando que o vestido esteja em um ambiente mais aberto, iluminado pelo sol e quando uma pessoa vê o vestido preto e azul ela imagina que ele esteja em um local fechado, iluminado apenas artificialmente. O cérebro de cada um faz uma escolha para esse contexto.

Porém, não precisa ficar na dúvida! Se você escolhe suas cores através de imagens de outros projetos de interiores, fique sossegada, pois nas imagens de decoração de ambientes isso dificilmente acontecerá, afinal, em geral, elas mostram todo o contexto e a iluminação está sempre adequada, assim seu cérebro não terá que fazer uma escolha.


E, se você tem qualquer tipo de dúvida sobre cores para sua decoração, continue acompanhando nossas postagens. Estamos sempre falando de cores na decoração de interiores, sua percepção, uso e significados.

Até a próxima! :)