Como misturar diversos tapetes no mesmo ambiente

Recentemente falamos sobre como escolher tapetes e hoje vamos mostrar como ousar um pouquinho na escolha deste acessório que pode fazer uma grande diferença no seu ambiente.


Misturar tapetes diversos em um mesmo espaço parece uma ideia meio louca, mesmo quando o espaço pede mais de um tapete, como uma sala de estar integrada com uma sala de jantar e você quer usar um tapete para cada espaço, mesmo assim a decisão é dificílima.

Então hoje vamos dar algumas opções de como tentar fazer essa misturinha da melhor forma possível e,
dependendo da sua ousadia, da forma mais original!

Bom, a forma mais simples, básica e com menos risco é usar o mesmo tapete duas vezes! 😉 Este é um modo conservador e clássico e ainda garante que não haverá erros. Mas você pode ainda conseguir o mesmo efeito com tapetes diferente mas mantendo a mesma cor e de forma sólida, ou seja, preferencialmente sem desenhos nem padrões no tapete.


Muito básico? Quer diferenciar um pouco mais?

Misturando diferentes desenhos e padronagem mas mantendo a mesma escala de cores entre eles e com o espaço também. Aí já deu uma boa chacoalhada né?!


O mais interessante é que quando você começa a misturar dá uma vontade de ousar mais um pouquinho, então, porque não sobrepô-los? Dá um visual ainda mais interessante.


E se quiser uma escala de cores diferenciada entre os tapetes, basta tentar manter o estilo e padronagem dos desenhos. Assim se adiciona cores e descontração mas sem deixar o espaço muito confuso.


Uma cor sólida com diferente desenhos e padrões também funciona de forma mais simples. É mais flexível, a chance de errar é menor e ainda deixa o ambiente mais clean.


Atenção: você pode misturar dois tapetes se eles compartilham a paleta de cores entre eles e definitivamente a paleta da sala. Tapetes persa são mais difíceis de se misturar com outros, neste caso é melhor jogar com cores sólidas. Padrões mais ousados são divertidos, mas fará seu ambiente pesar um pouco, por isso muito cuidado. Além disso, praticamente qualquer tapete combina bem com um outro de couro/pele (falsos por favor!) ou um tapete de sisal. Então, se você está cansada do seu tapete, tente combiná-lo com algum outro e dar uma vida extra para ele e para o ambiente.

Mas se você está no processo de compra de dois ou mais tapetes novos agora, inspire-se com estas ideias de misturinhas boas: