O Pop Art surgiu na Inglaterra e Estados Unidos em meados dos anos 50 e
foi criado por jovens artistas inspirados por elementos da cultura popular com
o objetivo de romper com as influências da arte clássica e criticar o
consumismo. Se referia mais à atitude do que à arte em si.
A nova proposta deste estilo de arte era criar uma nova sensibilidade
estética e apelo visual com as características do uso pesado de cores,
introdução de colagens e serigrafia (silkscreen), repetição de cores num mesmo
objeto e pessoas, sempre com o objetivo de desconstrução da imagem e crítica à
produção em
massa, por isso o uso de marcas comerciais e pessoas conhecidas.
massa, por isso o uso de marcas comerciais e pessoas conhecidas.
Ambiente dos anos 60
Um releitura de
mobiliário anos 20 e vitoriano ajudou a dar um aspecto vintage ao estilo pop
usado em interiores que conhecemos atualmente.
Hoje em dia o Pop Art, além da quebra de harmonia das cores e uso de
estilo retrô, também abusa de características incomuns nos ambientes e um colorido
vibrante, forte e contrastante. Usando materiais como plástico, metal,
borracha e fibra de vidro.
Atualmente o Pop Art em design de interiores
produz um ambiente incomum e colorido, sendo ousado e inovador. É usado com uma
mistura de diversos estilos, se tornando contemporâneo. Cria-se assim,
ambientes extremamente coloridos, com diversos elementos de decoração e arte,
mas o mais importante desta releitura da Pop Art é que também pode-se criar
ambientes minimalistas com apenas alguns pontos de destaque que são
suficientes. Ou seja, este movimento dentro de ambientes atuais não é só
sinônimo de excesso e sim de descontração.
O que se vê por aí
nos dias de hoje:
Cores vibrantes combinadas com cores neutras
Ambientes mais sóbrios com cores ou objetos inseridos em locais específicos
Estilo ousado, às vezes cafona (podendo ser confundido com o estilo kitsch), mas com equilíbrio para não sobrecarregar o espaço
Influência atual Pop Art brasileiro - Romero Brito (beeemmm pop!!! :P)
O estilo Pop não é um estilo caracterizado por ser uma tendência, ele é
sempre muito original e torna-se um coringa, especialmente quando usado por
jovens e combinado com outros estilos como o urbano, industrial e
contemporâneo, por isso, se faz a sua cabeça, use-o à vontade! O importante é
ser feliz.