Vintage ou retrô? Entenda os estilos.


Se você é fã de uma decoração com um toque antigo e que remeta ao passado, então se identifica com o estilo retrô. Ou seria o vintage?

E agora, em qual estilo me encaixo? Qual estilo devo procurar para minha decoração?

Bom, aí vai a diferença:

Vintage é algo que é genuinamente antigo, que pertenceu a uma determinada época e é, definitivamente, algo velho.

Retrô é algo que remete ao antigo, à uma determinada época, mas é produzido recentemente, ou seja, novo.

Os dois são utilizados para reproduzir ambientes em estilo antigo, que tenham alguma personalidade e representem bem de onde veem e para isso, a não ser que você seja um colecionador, não é necessário garimpar itens antigos de verdade pois no final o que vale é a sensação da decoração e isso se consegue com ambos.

E, ainda, você pode usar um objeto antigo de verdade e renová-lo ou, ao contrário, pegar um objeto novo  e deixá-lo com cara de velho, sem que se saiba a diferença.

Em ambos os casos, para fins de decoração de ambientes, este estilo pode ser aplicado de diversas formas, como representando a realidade do seu tempo, ou  ser um tipo de caricatura da época, usado de forma lúdica, ou ainda pode ser apresentado de uma forma mais leve (como no ambiente que apresentamos aqui) onde se atualiza o retrô e o torna contemporâneo.

Abaixo inserimos inspirações destas e muitas outras formas de apresentação que oferecem ideias de como utilizar estes elementos de decoração de interiores.

Peças antigas inseridas em ambientes contemporâneos

Retrô inserido de forma sóbria.

Vintage e retrô em seu formato original.

Em detalhes.

E agora, vintage ou retrô? Tanto faz! :)