Estilo Moderno - Bom para ambientes pequenos (e grandes)


O estilo moderno é um dos estilos mais democráticos. Seu princípio minimalista, é ótimo para ambientes pequenos porém, funciona perfeitamente em espaços maiores onde mostra seu potencial.

Considerado o estilo mais fácil de aplicar já que requer poucos acessórios e cores. O mobiliário é básico e simples para que se mantenha sempre interessante.

Não confunda o estilo moderno com o contemporâneo! O contemporâneo reflete os estilos atuais, as tendências
e o estilo moderno, apesar do nome, não é atual. Ele faz parte do movimento modernista do começo do século XX e suas influências são uma leitura daquilo que poderia ultrapassar períodos e ser considerado atemporal, ou seja, sempre atual.


O aspecto principal do estilo moderno é o foco na funcionalidade sem deixar de lado o design. A ideia é fugir do excesso de acessórios e peso das ornamentações que não tem uma função prática, para dar um foco no conforto com um design mais fácil de ser compreendido.

 A palavra da vez é leveza. Seu estilo clean e prático favorece pessoas que gostam de espaço livre, poucos móveis e objetos à mostra.


Dicas básicas:
  • Móveis de linhas simples, retas. Utilização de materiais como: cromo e aço; couro e camurça; vidro; acabamentos em laca; ergonômicos;
  • Paleta de cores neutras: branco, preto, tons de bege, marrom e cinza;
  • Poucos acessórios à mostra. Esconda-os em armários e prateleiras embutidas. Para acessórios que estão visíveis, use cores em tom sobre tom;
  • Uso mínimo de texturas e padrões; 
  • Disposição assimétrica no layout do mobiliário.


Sua única preocupação é com uma possível frieza no ambiente, mas isso pode ser resolvido com uma personalização do ambiente, na adição de alguns acessórios, texturas ou cores diferentes que até podem fazer uma boa fusão de outros estilos com o moderno.

Inserir materiais naturais como a madeira é uma boa forma de personalizar e manter o ambiente aconchegante.


Comente, o estilo simples e básico te agrada?