5 mitos da decoração de ambientes


No design de interiores existem alguns conceitos que ajudam a projetar espaços da melhor forma, como o uso de espelhos, iluminação, cores etc. Alguns destes conceitos viram mantras que começam a se repetir e acabam se tornando regras mas que muitas vezes não precisam de tanta rigidez.

Se você gosta de quebrar conceitos e fazer as coisas um pouquinho diferentes, continue a leitura porque hoje vamos mostrar 5 mitos que podem estar atrapalhando o seu processo criativo!

  1. Cores escuras diminuem o ambiente.
Esta regra é contestável. As cores escuras criam um ambiente elegante e aconchegante. É possível brincar com as cores e suas combinações, iluminação e decoração, mesmo em um ambiente pequeno. 

Para ganhar profundidade pinte apenas uma ou duas paredes com cores escuras e as demais claras. Também deixe tudo o que for de cor mais escura mais próximo de janelas ou pontos de luz e se quiser ainda coloque um espelho que reflita luz para estes pontos mais escuros.


Veja como uma parede escura ao fundo dá a sensação de profundidade, deixando o foco para os demais elementos do ambiente fazendo-o parecer até maior.

Nesta cozinha, a parede escura e os armários escuros do lado oposto trazem toda a atenção para as bancadas brancas e demais elementos do ambiente, como a janela e as cadeiras coloridas.

Nestes dois ambientes as paredes mais escuras deixam espaço para as demais cores saltarem à vista sem deixar o ambiente parecer confuso e pequeno já que tem profundidade.

  2. Não misture estampas diferentes.
Porque não? A combinação de listras, quadriculados em diversas espessuras combinam muito bem. Também qualquer outra estampa que queira! Só tome um pouco de cuidado com as cores para não criar um efeito ótico indesejado, mas em geral, escolha uma paleta de cores que faça sentido e trabalhe com com qualquer estampa.

Tapetes, almofadas, cortinas, estofados, capas, quadros etc.

  3. As janelas devem ter cortinas.
Nem sempre. Depende da vista que se tem daquele local ou do terraço. Porque cobrir uma vista bonita? Esta pode ser sua melhor decoração no espaço e a janela servirá como sua moldura.

Caso precise colocar algo, um simples rolô escondidinho é suficiente.

  4. Mais luminárias, melhor a iluminação.
O excesso de luminárias as vezes pode comprometer a decoração e não ajudar em nada a questão da iluminação do ambiente, principalmente se estiverem de forma desordenada.

O ideal é que um ambiente tenha 3 opções de luz artificial. Os principais que são os de teto ou nas paredes (as arandelas), os pontos de luz ambiente através de abajures de piso e mesa que dão um clima especial e as luzes diretas que ficam apontadas (foco) para uma área de trabalho, um objeto ou espaço específico.

Muita luz natural e spots nos lugares certos, com apenas dois pendentes de luz direta na área de trabalho da pia e basta.

Iluminação principal e direcional nos quadros feita com spots e abajures criando um ambiente bem iluminado e aconchegante. 

Spots direcionais nas estantes, abajures e velas criando uma ambientação e a principal. Suficiente e elegante.

  5. Quadros nas paredes e livros nas estantes.
Vamos inovar um pouco e deixar de lado a tal rigidez. Que tal usar uma pilha de livros ou revistas como uma mesa de canto? Coloque os quadros maiores no chão, apenas apoiados na parede. Com certeza esses toques darão um destaque bacana aos objetos.

O que para uns parece bagunça para outros é estilo!

Que tal esta pilha de livros? Parece loucura mas é uma "estante" bem fininha para criar a sensação de que é apenas uma grande pilha mesmo!

Pronta para rever seus conceitos?! Mãos à obra! :)