9 itens indispensáveis para ajudar a renovar seu banheiro


O banheiro é um dos espaços da casa que usamos com bastante frequência e por isso tem que ser confortável e prático. Então, quando nós consideramos a reforma (ou construção) deste ambiente, devemos levas em consideração as possibilidades oferecidas por cada um dos elementos que formam parte dela. Nosso banheiro
pode ser uma tela em branco e nós os artistas a deixá-lo perfeito.


A importância da luz natural

A luz é essencial no banheiro, principalmente para o conforto. Quando estamos planejando um banheiro do zero, no caso de uma construção, devemos prestar muita atenção onde as janelas são colocadas. O ideal é maximizar a janela e fazer com que a luz natural não seja interrompida. Para casos de reforma onde não é possível mexer na arquitetura, ou seja, mudar janelas, o uso do branco pode ser a melhor alternativa, porém, cores brilhantes em geral refletem completamente a luz, então não precisamos parar no branco. Madeiras mais claras ajudam neste processo, bem como o tipo de pedra (ou revestimento) que escolha para as pias.

Revestimentos: unindo a parede ao piso

Quando falamos de revestimentos, uma boa opção é apostar na utilização dos mesmos modelos para o chão e parede. Como exemplo, um padrão geométrico em dois tons ou até mesmo os ladrilhos hidráulicos. Este tipo de uso dos revestimentos pode ser tudo o que você precisa no seu banheiro. Os demais componentes, como as louças e móveis podem ser totalmente neutros. E além disso, o uso não precisa ser em todas as paredes. Você pode escolher uma parede de destaque para fazer este detalhe e pode ainda fazer em paredes do espaço do chuveiro ou então em paredes que não precisam de revestimento até o teto. Uma dica importante é que na hora de assentar o revestimento o desenho esteja exatamente alinhado entre o chão e a parede para que o visual não fique prejudicado.

A banheira voltou

Existem tantos modelos de banheiras bacanas hoje em dia que dá vontade de ampliar os espaços dos banheiros para que caibam uma bela banheira que além de muito estilo nos dá a possibilidade de relaxar! Se você tem a sorte de ter espaço no seu banheiro para adicionar este elemento, vá em frente. A ideia é dar a sensação de que ela faz parte da mobília no ambiente. Uma dica: caso more em apartamento ou um sobrado e tenha espaço para uma banheira, não esqueça de consultar um arquiteto para verificar se seu piso tem estrutura para aguentar o peso!

Chuveiro para os mais práticos

Ter um espaço para chuveiro sem degrau aumenta a sensação de espaço tão necessário na maioria dos banheiros. Fazendo um desnível em rampa de 2cm faz com que a água não volte e permite que você tenha um piso completo sem interrupção por degraus, soleiras ou até mesmo a própria moldura (trilho) do box. Facilita até mesmo o acesso para deficientes. O banheiro todo passa a ser percebido como um espaço único, contínuo. E quanto ao box, se você optar por portas de correr, use sem a moldura inferior, ou com uma moldura fininha ou procure por trilhos embutidos no piso. E se usar o vidro transparente ainda melhora este aspecto de continuidade já que incorpora ao ambiente o espaço do chuveiro, de forma completa, sem interrupção.

Uma pia esculpida

A cuba moldada no material da bancada é uma tendência antiga que tem feito um retorno. Além de dar um toque especial ao banheiro, permite uma fácil manutenção e limpeza, e também uma sensação de elegância. Tem a grande vantagem de você escolher tamanhos e formas diferenciadas, escolher o tipo de ralo, além de poder escolher entre diversos materiais disponíveis, como as famosas pedras, mármore, granito, limestone etc. Pode ser feita em concreto e até em madeira (desde que tratada). Este tipo de cuba costuma ser mais caro, mas o resultado final compensa.

O poder dos espelhos

Como sempre o espelho pode salvar os ambientes. Seja para dar uma sensação de espaço maior, seja para melhorar a iluminação e até para esconder algo - como um armário de remédios com espelho. Um espelho no banheiro é essencial, então porque não aproveitar para dar um ar de especial nele. Instalar iluminação de led por trás dele decora e aumenta sua funcionalidade. Colocá-lo de forma despojada no ambiente ou colocar mais de um espelho também ajuda muito na questão funcionalidade associada ao design. Aproveite o poder dos espelhos!

Design nas torneiras

Hoje em dia existe uma variedade de formas e materiais para os acessórios metálicos de banheiro. As torneiras estão com design cada vez mais bacanas, com tipos e funcionalidades incríveis. Os materiais disponíveis também estão cada vez maiores e as cores também acrescentam o quesito. Porque não aproveitar e escolher a torneira com design que mais se encaixe na ideia do estilo que escolheu para seu banheiro e também escolher um material diferenciado, como o cobre por exemplo. Afinal, as torneiras (e todas as peças metálicas do banheiro) não precisam ser sempre aquele cromado de sempre meio sem graça né?!

Não tão simples vasos sanitários

E se você pensa que o vaso sanitário é somente uma peça de banheiro, que apesar de essencial, não acrescenta nada em estilo, você precisa dar uma olhada nos modelos que tem disponíveis por aí! Uma peça única que, com a escolha certa, pode dar o toque final da decoração do banheiro. Você só tem que escolher o melhor design, aquele que é diferente de tudo o que já teve, aquele que é mais fácil de limpar, aquele que é de estilo mínimo ou aquele que é de estilo mais clássico etc. E ainda fica a dica mais importante para quem quer mais sensação de espaço. Os vasos sanitários suspensos - aqueles presos na parede - deixam o chão livre, sem interrupções, dando assim a sensação de continuidade (assim como acontece no espaço do chuveiro), com a vantagem de que a limpeza do ambiente fica ainda mais fácil!

O bom e velho gabinete

A bancada tem evoluído a partir de um primeiro conceito de utilização do espaço, para se tornar o apoio e assistência da pia e tudo o necessário para o uso. Neste caso, o gabinete ocupa seu próprio espaço dentro do banheiro e a bancada torna-se uma parte dele, juntamente com outros itens, como porta objetos, caixas, frascos, espelhos e outros suprimentos para cuidar da imagem. Aproveite para usar este móvel aproveitando toda sua capacidade de armazenamento sem deixar de lado o design. Se quer aumentar a sensação de espaço, use cores claras ou tons de madeiras claras. Se utilizar revestimentos neutros, aproveite para escolher puxadores diferenciados e até padrões e desenhos no mobiliário.

Mesmo que não pretenda fazer uma reforma grande em seu banheiro, ainda dá para aproveitar algumas dicas e deixá-lo mais arrumadinho, o que acha?

Até a próxima.