Uma tendência para agradar a todos!


O design escandinavo há muito tempo já dizia tudo: "A forma de vivermos em casa deve ser, acima de tudo, confortável". O bem estar é a primeira regra que devemos seguir quando pensamos em como será nosso lar e nosso estado de espírito deve influenciar ativamente na criação de um local aconchegante para nos sentirmos bem com nós mesmos e com outras pessoas em um local relaxante e íntimo.

Esse tipo de sentimento, sensação, está sendo amplamente difundido e é bastante comum em estilos
contemporâneos que possuem tendências estéticas extremamente populares no mobiliário e nos interiores em forma geral.

E o que isso tudo tem a ver com o estilo e com as tendências de cada ano, particularmente 2017?

Já em 2016 foi detectada através de uma pesquisa realizada em salões de interiores e mobiliários em Milão* uma particularidade nos desenhos, tanto de mobiliário, como de acessórios que, influenciando nos interiores em geral, chama a atenção a esse modo particular de viver onde se dá preferência à sensações e essa tendência recebeu o nome de Cosy Home - Casa Confortável.

Esse conceito existe há muito tempo, mas tem se tornado cada vez mais conhecido e aplicado na prática.

Essa é a tendência que nos diz o quão central a questão da casa é para a vida e a imaginação de quem vive nelas. Antes de mais nada significa o lugar espiritual que reflete a maneira de ser de cada um, uma parte viva do mundo, no qual planejamento e projeto servem para garantir conforto e bem-estar e, portanto, constituem um meio e não um fim.

O estilo de vida acolhedor, que promove o elemento da autenticidade, que cerca com objetos íntimos, afetivos e marcantes de cada indivíduo, que faz com que cada peça de mobiliário, além de bela, seja confortável e durável, que, unindo aos hábitos e rituais diários, permita que qualquer casa se torne a sua própria casa, se valendo muito pouco de tendências e modismos.

Por isso, para as próximas temporadas e até como estilo de vida, a tendência supera limitações de moda. A tendência é ter sua Casa Confortável (Cosy Home) com o seu jeito, é viver em seu próprio lar, com seu conforto e receptividade, que é o que todos buscam, mas cada um com seu estilo particular.

"Depois de seu corpo, sua casa é a próxima coisa mais pessoal na vida. É um refúgio, um santuário, um lugar onde você deve ser capaz de fechar a porta para o resto do mundo e se sentir seguro [...]" (The Monocle Guide to Better Living, 2013).

*LivingScapes - Salone Del Mobile.Milano