Escolhendo acessórios para sua casa


Os acessórios são os objetos que complementam a decoração de interiores. Eles adicionam valor estético ao ambiente e representam a personalidade e gostos de quem usa o espaço. Entre eles estão as decorações de parede, almofadas, esculturas, itens colecionáveis, lembranças e recordações.

Nem sempre é fácil escolher itens para deixarmos à mostra em nosso espaço, principalmente quando queremos que o espaço tenha a nossa cara. Por vezes alguns acessórios podem ser tão impessoais que acabam não
tendo relação com a gente e tornam o ambiente frio de certa forma.


Para te ajudar na escolha de itens representativos e não apenas acessórios aleatórios, montamos as dicas abaixo que te ajudarão a montar um ambiente pessoal e que também podem te ajudar a resgatar objetos legais que estavam guardados e, assim, você também gasta menos!

  • Procure objetos que representem sua personalidade.
Um ótimo lugar para procurar acessórios que se encaixem em sua personalidade e que tenham significado, é em seus objetos pessoais. Procure em suas coleções, livros, objetos que você guarda há bastante tempo ou lembranças de viagens;

  • Considere o estilo do seu ambiente.
Ao decorar com acessórios, é importante considerar o estilo do espaço para que os acessórios complementem a estética. Mesmo misturando estilos, é bom fazê-lo com cautela. Veja aqui uma regrinha de proporções bem bacana para mistura de estilos. E em breve faremos um post sobre como identificar o seu.

  • Explore suas opções para exibir os acessórios.
Você pode usar acessórios em qualquer lugar, como prateleiras, estantes, sofás, mesas, chão, bancadas, pedestais etc. Procure opções criativas para exibição, eles certamente ficarão mais interessantes.

  • Crie grupos.
Objetos pequenos e isolados tendem a desaparecer em um espaço. Agrupar os acessórios adiciona um peso e uma significância maior a esses objetos. Veja como:

- Use a simetria com cuidado pois ela pode dar um ar de formalidade. Caso queira um ar mais descontraído use os acessórios em uma exposição informal, em números ímpares e assimetricamente.
- Você pode escolher objetos com elementos de design em comum, como por exemplo, porta-retratos com fotos coloridas ou preto e branco ou com as molduras iguais ou então, objetos aleatórios associados por cor, tema ou tamanho.
- Use alturas diferentes nos objetos para criar um ponto de interesse visual. Misture altos, médios e baixos.


  • Escolha acessórios em cores que complementem a decoração.
Considere a estética e design do seu espaço e então escolha as cores. Lembre que contrastar cores destaca o visual, enquanto cores monocromáticas se misturam e dão um ar mais suave. Veja mais sobre cores aqui.

  • Varie nas texturas.
Misturar texturas cria um interesse visual. Por exemplo, unir um objeto de cerâmica com um de vidro colorido e algum outro objeto de material mais suave, ou colocar uma almofada de veludo em uma poltrona de couro, entre outros.

  • Use acessórios que estejam na mesma escala de tamanho do espaço decorado.
Acessórios ou grupos de acessórios muito grandes irão dominar um espaço pequeno, enquanto acessórios muito pequenos irão desaparecer num espaço muito grande.

Objetos menores para espaços mais apertados
 Objetos maiores para espaços mais amplos
  • Comece colocando os acessórios dos maiores para os menores.
Depois que colocar cada acessório escolhido, é essencial que dê um passo para trás e olhe bem o arranjo feito para verificar se não está muito poluído. Reorganize e substitua os itens o quanto for necessário até que esteja satisfeita.

Mãos à obra! E lembre-se, se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que ajudaremos você.

Nenhum comentário